15 outubro 2011

Um Momento De Graça

Amigos, procurem os cães, os melhores amigos do homem e da mulher, procurem aquilo que você pode diminuir, mensurar, determinar, mas os leões, com esses você não deve brincar, não pode.
Não bloqueiem alguéns no Facebook, não apaguem depoimentos no Orkut, faça com que os leões te deem valor, seja uma leoa, independente do sexo, transforme-se em algo que tenha prazer em ser desfrutado, não unicamente de ser mostrado aos outros, mas que desperte o que não se pode explicar em uma pessoa só, que ela durma com anjos, isso se eles existirem, e que acorde contigo, quente, perto, sorridente, ou que te veja dormir, que te esquente, que te aperte, que ganhe o dia ao te encontrar, e que te encontre todos os dias.
Não se sinta mais ou menos inteligente do que alguém, "o que é mais inteligente, o livro ou a sabedoria?", você e nem mais ninguém pode determinar a grandeza e capacidade dos seres, ninguém pode, absolutamente ninguém, não queira ser algo do que você não é, o melhor da vida é se surpreender, se deparar, mas não negativamente, porque isso, isso meu amigo, faz com que tu deixe de gostar e até de desgostar, passa a ser um ícone, um pedaço sem sentido, gente comum, e "gente comum me cansa".
Os leões não são domesticáveis, eles escolhem com quem querem viver, e simplesmente, sabem. Não aprendem ou se moldam, são, aprendem com eles mesmos, e proporcionam tudo o que podem, por e pra alguém, sem que queiram algo em troca, não se misturam, escolhem fazer ou não parte, talvez, unicamente, e impressionantemente, sejam desfrutados com gosto.
Não queira ser um leão, nem um cordeiro, nem um peixe, mas também, nem uma porta, corresponda ao mundo, e não só faça parte dele, construa certezas, seja e não queira ser.

14 outubro 2011

Feliz dia dos amigos, que já nos foi dado...

Isso é pouco importante, foi um ano de longos caminhos, e que venha mais pra nos ensinar, difícil, obviamente seria, sofrido, com certeza, mas separados de si mesmo, tentando se encontrar, ter motivo pra sorrir, se amar, essas foram coisas meio difíceis, mas não ruim, a gente merece felicidade, merece carinho das pessoas a nossa volta, que elas façam questão da nossa companhia, a gente já se perdeu e mesmo tendo feito questão, hoje não, hoje desejo felicidade, quero calma, quero paz, um silêncio que não me amedronte, meu amor pela vida será sempre amor, mas deixei de alimentar algo que a gente não soube cuidar, parabéns por esse ano que se inicia, espero uma nova vida, com traços da velha, que seja uma velha-nova vida, foi o começo do fim, o começo do novo, deseje-se descobrir, queira calor, queira mais tranquilidade, mais boas surpresas, mais histórias que te façam dormir, mais um toque que te faça acordar.

Meu pai, Velhos, tem direito a um parabéns, minha ex-namorada, tem direito a um parabéns, e a vida, ah, a vida... A vida tem direito a todos parabéns já cantados, contados e declamados até aqui e a todos que ainda cantarão.

Abraço quente pra quem sabe o que isso significa e já pode experimentar, meus mais sinceros abraços, galera, "dias que não deixaremos para trás", Salve, Salve.

Ando Devagar

Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei demais,
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou
Nada sei, conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs.
É preciso amor pra puder pulsar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida, seja simplesmente
Compreender a marcha, ir tocando em frente,
Como um velho boiadeiro, levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou,
Estrada eu sou, conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maças,
É preciso amor pra puder pussar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora,
Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz,
conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maças,
É preciso amor pra puder pussar, é preciso paz
Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa,
E levo esse sorriso, porque já chorei de mais,
Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz 

- Almir Sater

Sem Excessos

As vezes me pergunto se não valeu a pena, como podem não sentir falta? Ou dar valor pra aquilo que não terão mais, me pergunto e eu mesmo me respondo: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena", sentir-se a vontade é um meio de por um fim a falta de vezes em que se achou se entregar demais, a gente vai se entregando, sem se entregar, vai dando, mostrando, oferecendo, mas sabendo que tem coisas que tu nunca mais fará, e se entregar, é uma conquista, ela chega, não de novo, por serem pessoas diferentes, mas ela vem, volta, e enche.


Um dia a gente pode e deve planejar coisas, entende ou procura entender, muitas das nossas limitações, frustrações, vontades que surgem, aprender com... e sobre... si mesmo. 
Fique feliz ao receber, mas também ao oferecer. Ofereça com os olhos de uma criança, receba com os olhos de um adulto. Invista na calma, propague cuidado, leve a alma, colha beleza, ternura, perdição, aventura.

.

13 outubro 2011

Diz Den, desdém

As vezes os amigos são meros capitalistas, meros narcisistas, meras pessoas que se acham acima das outras...
Fazem coisas achando que fazem o bem pra alguém, alguém além de si mesmo. Tem amizades que não exigem compreensão, falácia, sofismo, explicação... Tem amizades que são, mesmo sem que sejam, mesmo que distantes, mesmo que levadas a coisas nada sérias, elas são e sempre serão, nós mortais não temos isso de "permanente", mas lembre-se, Fernando Pessoa, já dizia: "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Sinta os seres, escute com atenção, sorria do incerto, divida o indivisível, faça algo que ninguém mais fez, e viva, viva com a certeza de que o amanhã é incerto demais, 
"(...) farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz..." - Clarice Lispector.
Não queira ver o mundo mais bonito, mais fantástico, queira vê-lo bem assim, com cara de mundo, com a cara de ter lhe proporcionado mais cor, mais ousadia, mais, sempre mais, sempre com mais força, sempre com intensidade, sempre percebendo, sempre vendo, sempre-sempre.
Sendo o "sempre", muito tempo.

Citações por aí...

 "Quem gosta de miséria é intelectual."


"Imaginação é mais importante que inteligência."


"A ausência da evidência não significa evidência da ausência."


"Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que
fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo.
.."


"É melhor vencermos a nós mesmos, do que ao mundo."


"Hay que endurecer-se. Pero sin perder la ternura jamás."


"Se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume."


"O brasileiro só tem três problemas: Café, almoço e jantar."


"Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena."


"Todo amor é eterno. E se acaba, não era amor."


"As mulheres costumam ser implacáveis para dar mais encanto ao seu perdão." 


"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."


"Trate bem a terra. Ela não foi doada à você pelos seus pais. Ela foi
emprestada à você pelos seus filhos."


"O amor é a poesia dos sentidos.
Ou é sublime, ou não existe.
Quando existe,
existe para todo o sempre
e aumenta cada vez mais."


"Quando a fantasia alcança a realidade sonho abraços ao invés de cercas!"


"O brasileiro não tem medo do fim do mundo. Tem medo é do amanhã".


"Se o homem se limitasse a querer ser feliz, conseguiria com a maior facilidade do mundo. O errado é querer ser mais feliz do que os outros, isto se torna difícil porque os outros sempre nos parecem ser mais felizes do que realmente são." 


"As mentes são como pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas." 

 

Maresia

Quem grita felicidades
Tem desejo de mostrar,
Quem mostra muito,
Desfruta pouco,

Entenda que, nem sempre,
Não saber é um problema,
Mas achar saber demais, sim,
Se permita grandezas e atropelos,

Se apenas tu enxergar,
É o que vale,
Sem mais,

Não tendo o quê,
Não tendo onde,
Não tendo pra quem,

Explicar coisa qualquer,
Qualquer.

Perceba o que ninguém mais vê,
Sinta o que ninguém mais sente,

Descubra sentidos,

Reinvente-se.

11 outubro 2011

MULHER DE FRASES

"Não sei quanto a vocês, mas amor pra mim tem que ter cheiro. Gosto. 
E frases. Não adianta dizer que um olhar vale mil palavras, que o silêncio diz tudo. Não, não e não. Eu quero sentir, tocar, cheirar, provar, morder e ouvir. Ler. 
Então, por favor, diga. Qualquer coisa que seja, qualquer frase, qualquer palavra perdida, fale. Ou escreva. Mas por favor, eternize. Palavras foram criadas para fotografar o coração. Então por favor, não poupe o mundo da sua essência. Click. Palavras são simples. Precisas. Lindas em sua pureza de ser dita. Ben(m) dita! Não precisa fazer pose. Deixe acontecer. Se a garganta der nó e a sílaba não sair, escreva. Caneta e lápis na mão, seja. Mostre-se. Eu não me apaixono por pessoas. 
Eu me apaixono por frases. Me alimento de palavras. Verdades, incertezas, medos, doçuras e pequenas mentiras. Não importa. Eu quero provar seus verbos. Seus sujeitos. Seus objetos. Eu quero te ler. Te sublinhar. Te copiar. Te re-ler. Então, por favor, escreva-se. Inscreva-se. Eu quero te pregar num post-it pra nunca mais te esquecer. Quer saber? O que me encanta no mundo são letras, vogais, combinações inexatas entre o que quer dizer e o que se diz. Não precisa dizer bonito. Muito menos escrever bonito. Palavra vira poesia quando dita com a alma. Por isso, solte-se. Rabisque-se. Eu não vou analisar suas palavras. Eu vou apenas senti-las... Sentir você em cada letra escrita, em cada ponto, em cada frase desenhada. Por isso, permita-me. Eu não quero gramática, dicionário, frases de efeito, plágios descarados pra preencher vazio. Eu quero você. Você e suas palavras. Você e sua letra torta. Em qualquer frase, qualquer rima, qualquer asterisco no pé da página. Mas que seja você. Que brote do silêncio da sua alma bonita e se transforme em letras: palavras para eternizar a poesia que é seu coração! 
P.S: Eu sou mulher de frases. Ainda bem que você tem palavra." 

- Fernanda Mello

Pra uma amiga.

Isso se chama simplicidade composta, exatidão nos grandes dizeres.

Velho novo

Que os sentimentos se dosem,
Que não digam,
Controladamente, calmamente, refinadamente,
Predeterminado, que seja visivel as olhos alheios,

É uma grande massa que se estabelece,
É uma grande história que não tem fim,
Mas um começo,
Uma falsa maneira de disfarçar,

De remontar rascunhos,
De enxergar erros e acertos,
De ver dessa forma como impossível,
Mas não poder controlar,

Não estar lá,
E ainda assim estar,
Me parece não certo,
É tudo reverso,

Mas não certo estou,
Amante, é ousado,
E inseguro,
Inebriante,

A vida é um teatro,
Um termostato,
Chocarregua belezas,
Que não se pode explicar,

Mas poder desfrutar,
De nossa volúpia,
Dos beijos deixados,
Dos gritos gritados.

10 outubro 2011

"Confundência"

Que coisa mais confundente,
Sendo confundente,
Uma palavra confusa,
E contundente,

Uma pedra que parte,
Na sobra da gente,
Limpe os retratos,
Faça deles papel pra churrasqueira,

Não confunda um abraço,
Não procure beijos sem saber,
Não procure incertezas, em quem nem sabe andar,
Não viva de expectativas, mas de compreensão,

Sim, vá com a religião que for,
Mas tenha em mente,
Deus não faz parte dela,
Deus é tudo o que tu ve,

Desde o sol, ao céu,
A natureza, as águas,
As velas,
Do fogo ao sebo,

Dê espaço ao tempo,
Dê tempo ao espaço,
Tudo, leva algum tempo,
Nada, não leva tempo algum.

Deixei

Estamos cansados de pensar que passamos tempo demais em algum lugar,
Sem que tivesse um porque exato,
Queremos não só coisas novas,
Coisas que por algum, curto ou longo, espaço de tempo,
Façam sentido.

Não podemos ser em partes, ou ter em partes
Ninguém consegue,
É não fazer ideia disso aqui nem daquilo lá, 
E não fugir, e não se esconder, 
Mostre-se de cara limpa.

Não tenha pressa,
O caminho nem sempre é fácil,
Mas também nem sempre é dificil,
Se prenda com as incertezas,
Afinal, as certezas mudam,

Tombos levaremos,
Cartas receberemos,
História e português aprenderemos,
Geografia e Matemática seremos,
Seja um como um dia de sol

E fique na lembrança, dos que sabem lembrar.

Dependa só de si

Estava lendo umas coisas aqui e tive uma rara percepção,
Como as pessoas mentem umas pras outras,
Talvez não seja nada além de um erro grave de sua carência,
Ou no jeito de se expressar,
De demonstrar, 
Pensemos assim, que é melhor.

Amigos, ou nem tão amigos,
Se auto-chamem como acharem que devem,
Mas favor não falar de amor,
Vocês sabem da vida, cada um, um pouco,
Vem passando por ela,
Aprendendo, digerindo,
Assim como nós.

Mas falta sentimento nisso tudo,
Ou falta sinceridade,
Ou os dois,
O que possivelmente machucaria mais.

Amor, meus "amigos",
Não,

Amor é algo tão maior, tão sem explicação,
Não guardem mágoas,
Isso não é algo pessoal,
Na situação em que eu me encontrei, 
Isso não é algo possível,
Nem mesmo dos piores seres.

Mas também tiveram sabores,
Teve quem escreveu com sinceridade,
Gentileza, respeito, lealdade.
Quem precisou de uma escrita,
Para que a vida dela me interessasse,
Cada parte, cada história,
Cada brincadeira, cada verdade,
Me fez querer descobrir,

Me fez querer conhecer,
Ter vontade de ter,
Alguns, outra vez,
Outros conhecer, pela primeira vez,

A gente muda, todo o tempo,
Deixamos de ser, voltamos a ser,
Mas na síntese, somos o que ninguém mais vê,
Espero conhecê-los no seus melhores dias,
Se nos piores, que o silêncio nos baste,
Que ele nos complete,
Nos fortaleça,
Seja lá quem você for.