17 agosto 2013

Destempero temperado


     Bom dia, ou boa tarde, ou boa noite.

     Aprendemos a nossa forma de expressão, difícil a limitação de quem não entende um exemplo, de quem não têm a compreensão de ouvir, quem se mantém ocupado demais e não pode perceber o mundo que o envolve, controle-se, mas isso é demonstração de uma limitação sempre amarga e fria, não fique efetivamente dentro do seu mundo, e não perca a capacidade de ouvir, "gentileza gera gentileza", má-educação gera má-educação...
     "Não chore pelo leite derramado", evite que ele se derrame, mas se ainda assim isso acontecer, aprenda, com humildade, a respeitar todos os acontecimentos da sua vida, eles são imutáveis, de olhos adiante, de semblante definido, aquilo o que já aconteceu, não pode ser mudado.
     Não se limite, não se defina, não deixe de fazer algo que veio a sua mente, não abra-mão de conversar consigo mesmo, não deixe de ler bons livros, não deixe de caminhar, não deixe ver o pôr-do-sol, não deixe de ouvir às pessoas, não pense saber mais do que alguém, não deixe de constatar os seus erros, nem de admiti-los, não deixe de ouvir boa música, não pense em conhecer gente ruim, eles podem estar mais perto do que você pensa, não deixe de tentar, não faça manha, não minta.
     Valorizar é o segredo, iniciativa é a necessidade.
     Tenha fé, defina-a se assim quiser, ou não, mas não deixe de acreditar em alguma coisa.
     Respeite aquilo do que você desgosta, a liberdade existe pra todos.
     Tenha em mente que tudo o que você passar, alguém pode ter passado também, ou talvez ainda pior, e cuidado ao invadir os sentimentos de quem quer que seja.
Resuma significados, simplifique.
     Conheça o frio, conheça o calor, mas saiba, tem frios muito frios e calores muito calores. Jogue, dance, beije, cuide, perceba e aprenda, antes de voar.